- Teacher: Sara Loureiro Nunes Cardoso
- Teacher: Ana Isabel Leite De Freitas Pereira
Descrição Geral:
A unidade curricular abordará temas centrais em Psicologia das Emoções. As aulas teóricas (2 horas semanais) envolverão a exposição e discussão de diferentes tópicos em Psicologia das Emoções (e.g., efeitos da cultura no reconhecimento de emoções; correlatos biológicos da experiência emocional). As aulas práticas (2 horas semanais) envolverão a participação em atividades experimentais, bem como a pesquisa e discussão crítica de artigos de investigação visando responder a uma questão crítica em Psicologia das Emoções. Os trabalhos práticos serão realizados em grupo.
Objetivos:
- Descrever e distinguir perspetivas teóricas no estudo das emoções.
- Identificar métodos de elicitação e avaliação das emoções em investigação experimental.
- Identificar circuitos neuronais relacionados com processos afetivos.
- Justificar o impacto da modalidade sensorial do estímulo na capacidade de reconhecimento de emoções.
- Avaliar as interações entre processos afetivos e cognitivos e discutir as suas implicações.
- Avaliar o impacto das emoções nas interações sociais.
- Identificar e caracterizar variáveis que contribuem para diferenças inter-individuais no processamento afetivo.
- Identificar condições clínicas associadas a alterações específicas no processamento das emoções.
- Analisar criticamente investigação empírica no âmbito da Psicologia das Emoções.
- Identificar questões de investigação relevantes no contexto do estudo das emoções e propor um projeto de investigação original destinado a responder a uma questão de investigação no domínio científico das Emoções.
Competências a desenvolver:
- Compreensão e caracterização de modelos teóricos no estudo das emoções.
- Caracterização e avaliação de métodos destinados a elicitar e a avaliar emoções no contexto da investigação em Psicologia das Emoções.
- Conhecimento dos circuitos neuronais relacionados com a experiência, expressão e perceção de emoções.
- Análise e caracterização das relações emoção-cognição e emoção-comportamento.
- Identificação de diferenças no reconhecimento de emoções em função da modalidade sensorial.
- Caracterização das diferenças desenvolvimentais na experiência, expressão e perceção de emoções.
- Caracterização das diferenças culturais e de género na experiência, expressão e perceção de emoções.
- Identificação das implicações clínicas associadas a alterações no processamento de emoções.
- Análise crítica de investigação conduzida no âmbito da Psicologia das Emoções.
Avaliação:
1. Exame final (50%): inscrição de acordo com o calendário letivo.
2. Trabalhos práticos (45%):
2.1. Realização de um mini-teste (escolha múltipla), que incidirá sobre os temas abordados nas aulas práticas (10%). Inscrição de acordo com o calendário letivo.
2.2. Discussão oral de um artigo de investigação em Psicologia das Emoções em contexto de ‘journal club’ (5%). Inscrição de acordo com o calendário letivo.
2.3. Apresentação de trabalho escrito (proposta de projeto de investigação) que visa responder a uma questão de investigação pertinente no âmbito da Psicologia das Emoções (30%). Entrega na última semana de aulas.
3. Participação em atividades experimentais (5%): opcional. Inscrição de acordo com o calendário letivo.
Nota: Para aprovação à UC, é exigida a classificação mínima de 9.5/20 valores nos elementos de avaliação 1 e 2 (cada elemento cotado de 0-20, sendo a classificação posteriormente ponderada).
- Teacher: Tatiana Magalhães Conde E Magro
- Teacher: Ana Patrícia Teixeira Pinheiro
- Teacher: Mário Augusto De Carvalho Boto Ferreira
- Teacher: Leonel Garcia Marques
- Teacher: Paulo Ventura
