- Professor: Cecília Galvão Couto
- Professor: Ana Maria Do Rosário Rei Silva Horta
- Professor: Maria Benedita De Lemos Portugal E Melo
Esta unidade curricular tem por objetivo discutir a problemática da cultura científica, dar a conhecer temáticas transversais à ciência contemporânea e proporcionar uma visão abrangente das ligações entre ciência e sociedade.
Visa ainda disponibilizar exemplos de casos de estudo neste domínio, estimular o interesse pelos diferentes temas abordados e providenciar instrumentos para aprofundar pesquisas autónomas sobre eles, sensibilizar para a importância do envolvimento dos investigadores com os seus públicos.
Pretende-se que os alunos:
1- Compreendam a problemática da cultura científica
2- Discutam temáticas transversais à ciência contemporânea
3- Analisem exemplos de casos de estudo neste domínio
4- Desenvolvam pesquisas autónomas sobre os assuntos
5- Discutam as especificidades do contexto português
6- Reflitam sobre as práticas de comunicação de ciência
7- Compreendam a importância do envolvimento dos investigadores com os seus públicos
Conteúdos programáticos:
- Da compreensão pública da ciência ao envolvimento dos públicos na ciência
- Perceções da ciência pelo público
- Políticas e financiamento de divulgação de ciência na Europa e em Portugal
- Responsible research and innovation
- Open science
- Género na ciência e na comunicação de ciência
- Risco e tecnologia
- Controvérsias sociotécnicas e socioambientais
Metodologia de ensino:
Todas as aulas serão Teórico-Práticas: exposição do docente sobre o tema do conteúdo programático respetivo, seguida de um período de discussão. A exposição do docente será constituída por um enquadramento da temática, com a apresentação dos principais conceitos e abordagens, que será complementado com a análise de estudos de caso. Em cada aula será indicada uma referência bibliográfica principal e um conjunto de referências acessórias. Procurar-se-á encaminhar a discussão de forma a abranger áreas de interesse dos alunos (em que pretendem desenvolver a sua dissertação, projeto ou relatório de estágio). Prevê-se a inclusão de oradores convidados, especialistas nos temas, e a realização de visitas de estudo.
A avaliação será sustentada na participação nas aulas (20%) e num trabalho final, escrito, de cerca de 10 páginas (80%), a desenvolver sobre um dos itens do conteúdo programático. Haverá orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e preparação das avaliações.
Bibliografia principal
Costa, A. F., C. P. Conceição e P. Ávila (2007) “Cultura científica e modos de relação com a ciência”, in A. F. Costa, F. L. Machado e P. Ávila (orgs.), Sociedade e Conhecimento – Portugal no Contexto Europeu, Lisboa: Celta, 61 – 83.
Bucchi and B. Trench (eds), Handbook of Public Communication of Science and Technology, London: Routledge
Bartling, S. F. S., & Friesike, S. eds. (2014). Opening Science. The Evolving Guide on How the Internet is Changing Research, Collaboration and Scholarly Publishing Springer-Verlag GmbH.
Collins, H. (2014), Are we all scientific experts now?, Cambridge: Polity Press
Owen, R., Macnaghten, P., & Stilgoe, J. (2012). Responsible research and innovation: From science in society to science for society, with society. Science and Public Policy, 39(6), 751-760.
Etzkowitz, Henry et al. (2008). The coming gender revolution in science. In E.J. Hackett et al. (eds), The handbook of Science and Technology Studies. Cambridge MA: MIT Press, pp. 403-429.
Reis, P. (2014). Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teacher’s perspectives. In S. Alsop & L. Bencze (Eds.), Activism in science and technology education (pp. 547-574). London: Springer.
- Professor: Rui Jorge Lourenço Santos Agostinho
- Professor: Ana Isabel Oliveira Delicado
- Professor: Pedro Guilherme Rocha Dos Reis
- Professor: Ana Isabel Oliveira Delicado
- Professor: Luís Orlando Lopes Junqueira
- Professor: Ana Isabel Oliveira Delicado
- Professor: Cláudia Barreiros Macedo De Faria
- Professor: Ana Cláudia Correia Batalha Henriques
- Professor: Cláudia Barreiros Macedo De Faria
- Professor: Maria João Mogarro
- Professor: Joana Maria Balsa Carvalho De Pinho