Esta Unidade Curricular, anteriormente designada por Informática Dentária, estuda o uso eficaz da informação para o diagnóstico, tratamento, investigação clínica e educação nas Ciências da Saúde Oral.

Sendo uma sub-disciplina da Bioinformática, a sua aplicação na área da Medicina Dentária pretende:

  • Organizar o processo do tratamento dos pacientes
  • Fornecer dados organizados aos clínicos
  • Desenvolver metodologias de organização e comunicação
  • Melhorar a qualidade dos cuidados prestados
  • Reduzir os custos

A Unidade Curricular tem como objectivo a preparação dos alunos nos planos teórico e prático para o domínio da Bioinformática e das Tecnologias de Informação, implementando metodologias de ensino, investigação e comunicação na área da Saúde Oral.

Esta formação permite que os alunos realizem, com maior destreza, as pesquisas bibliográficas e os relatórios que lhes serão solicitados a outras disciplinas, ao longo do curso. É igualmente estimulada a produtividade científica dos alunos, com o objectivo de incrementar a quantidade e qualidade de comunicações e artigos publicados, a nível pré e pós graduado.

Unidade curricular comum ao Mestrado Integrado em Medicina Dentária, Licenciatura em Higiene Oral e Licenciatura em Prótese Dentária.

A disciplina de Biologia Celular e Molecular é uma disciplina obrigatória das Licenciaturas em Higiene Oral e Prótese Dentária e do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

A unidade curricular de Biologia Celular e Molecular é lecionada no 1º semestre do 1º ano com recurso a:

(1) aulas teóricas (através de vídeo conferência zoom);

(2) aulas práticas (aulas práticas lecionadas em laboratório no edifício principal da faculdade)

(3) conteúdos disponibilizados pelos docentes na página Moodle da disciplina. 

 O principal objetivo desta unidade curricular consiste no permitir que os alunos obtenham uma introdução aos diferentes processos que asseguram a viabilidade numa unidade celular (célula procariótica ou célula eucariótica) com o foco principal nos processos moleculares que permitem a transmissão e a interpretação da informação hereditária.