Na unidade curricular de Farmacologia do programa da Licenciatura de Higiene Oral o objetivo é estudar o modo como as substâncias usadas pelo homem, chamadas de fármacos, chegam ao local onde atuam e como atuam. Para atingir este objetivo o programa será explanado, primeiro, em termos de conceitos gerais, e, depois, numa segunda abordagem, a propósito de substâncias específicas, que são usadas como medicamentos, nas suas diversas indicações clínicas, ou que podem ser tóxicos. O conhecimento não se limitará a adquirir conceitos sobre substâncias que têm relação benefício/risco favorável (medicamentos) mas também sobre substâncias que têm esta relação desfavorável (tóxicos).

 Os objetivos educacionais são o alicerce sobre o qual se edificam o programa da disciplina e as estratégias de ensino e de avaliação. Servem, ainda, para orientar o aluno sobre o que dele se espera.

O objetivo geral da disciplina de Farmacologia Geral é a familiarização do aluno com os vários fármacos, nomeadamente, propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas, indicações clínicas, contraindicações, reações secundárias e reações adversas. Incutindo nos alunos a capacidade de raciocinar sobre fármacos a partir de conhecimentos de fisiologia, bem como ensinar os princípios simples, mas concretos que constituem os fundamentos da farmacologia racional, por forma em situações clínicas pontuais poder encaminhar o doente para o Médico Dentista.