O programa do seminário pretende abordar cinco grandes temas associados à caracterização e contextualização formal da arte (arquitectura, urbanismo, pintura, escultura e artes decorativas) produzida nos espaços de influência portuguesa no mundo entre o século XV e a actualidade, nas suas componentes dialectais e nas suas morfologias distintivas. Tais testemunhos artísticos são marcas identitárias profundas e envolvem todos os campos da produção artística, gerando um património transcultural de excepcional valia internacionalmente reconhecido. Serão analisadas casos de estudo específicos sobre as manifestações artísticas europeias e europeizantes (incluindo as obras remetidas da metrópole para os territórios ultramarinos), as correntes artísticas locais lusitanizadas (os modos como assumem os sincretismos e os processos de simbiose e aculturação) e, sobretudo, os fenómenos de miscigenação e de hibridismo formal, com as suas tónicas de apropriação e perpetuação, fusões de estilemas e comunhão de modelos, que tanto caracterizam e diferenciam estes patrimónios de matriz lusófona e atestam o seu valor no conjunto do património cultural internacional. Mediante esses casos de estudo, podem-se extrapolar metodologias de investigação, de raciocínio, de problematização e de actuação para outros contextos pertinentes. Pretende-se assim incrementar o interesse pela investigação histórico-artística em torno de temas de lusofonia, alargando campos de pesquisa e abrindo espaço para projectos interdisciplinares de investigação.