Nesta unidade curricular desenvolve-se um conjunto de conhecimentos e de competências necessários à compreensão e análise crítica dos processos de ensino e da aprendizagem das ciências e às práticas em sala de aula. Esta unidade curricular fundamenta-se na ideia de que uma prática pedagógica conducente a um elevado índice de literacia científica requer a compreensão da natureza da ciência nas suas diferentes dimensões e a consideração da problemática de ensino em termos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos. Pretende-se que os futuros professores sejam capazes de:
1-Conhecer as diferentes dimensões da Ciência (epistemológica, psicológica, sociológica e histórica)
2-Caracterizar a atividade do/a cientista em termos de processos de pensamento, discurso e
metodologias inerentes ao trabalho científico.
3-Refletir sobre o ensino das ciências nas sociedades contemporâneas, tendo em conta a distinção entre conhecimento científico e ciência escolar.
4-Comparar e analisar os currículos nacionais que orientaram o ensino da Física e da Química nas últimas décadas.
5-Identificar as finalidades da educação em ciência, tendo em conta a definição de literacia científica.
6-Saber o que são conceções alternativas e desenvolver estratégias para identificá-las.
7-Relacionar a existência de conceções alternativas, com as dificuldades dos alunos em Física e Química.
8-Analisar as recomendações internacionais para o ensino das ciências.