Aprendizagem na informática

Aprendizagem na informática

by Nelson Duarte Vargues Domingos -
Number of replies: 2

Eu aprendi ou fui aprendendo a programar há muitos anos na disciplina de algoritmos e programação em C, no inicio parecia tudo mesmo "chinês" principalmente para passar para os ciclos em Inglês do C e coisas abstratas em que não via o valor real a usar no dia a dia pois no inicio era mesmo só fazer algoritmos no papel. Mas depois ao começar a programar tudo se tornou intuitivo percebendo que é o que fazemos na vida real e que sim se vê como são usados no nosso dia a dia, coisas simples como ver se um ano é bissexto, somar vários valores caso se faça algo.
Foi bastante importante aprender a partir da algoritmia.

Sobre base de dados os conceitos básicos aprendi no excel onde fazia algumas brincadeiritas dai ficar com o gosto de aprender para conseguir fazer melhores pesquisas, dai para o sql foi um passo.

Na minha opinião pessoal e acho que para uma melhor aprendizagem os alunos têm de perceber a utilidade das matérias e ver a utilidade real das coisas para se auto-motivarem

In reply to Nelson Duarte Vargues Domingos

Re: Aprendizagem na informática

by João Manuel Nunes Piedade -
Boa noite Nelson,
Obrigado pela sua partilha.
Algumas questões para discutirmos:

Acha que os métodos através dos quais aprendeu a programar foram os mais adequados? E a linguagem C foi uma boa escolha? Se a algoritmia é tão importante porque acha que por vezes se desvaloriza?
Concordo, é muito importante contextualizar a aprendizagem dos alunos, por exemplo através de exemplos dia a dia real dos alunos, mas fico sempre com uma dúvida, se os alunos têm imensas dificuldades a matemática devemos iniciar a aprendizagem de programação com exemplos matemáticos?

Sobre os conceitos de base de dados, apenas uma "provocação", o que faz do excel uma base de dados? E uma tabela no word também é uma base de dados? Ainda se ensina bases de dados da mesma forma? Fará sentido?

Votos de bom trabalho,
João Piedade
In reply to João Manuel Nunes Piedade

Re: Aprendizagem na informática

by Nelson Duarte Vargues Domingos -
Boa noite professor,

Nunca fui grande barra a programar, mas para quem não fazia a mínima ideia do que era programação antes de ingressar na licenciatura acho que sim foram os métodos correctos, não havia python e o pascal já estava em desuso. Claro que ao ao fim de algum tempo quando aprendi a programar qualquer coisita comecei a fazer como os colegas que programavam bem; primeiro o código e tirar o algoritmo do código, o contrário do que devia fazer.
A desvalorização da algoritmia deve-se a que não tiremos um resultado palpável aos olhos ao fazer o algoritmo e ao papel aceitar tudo,pelo contrario ao ir programando vamos vendo o resultado final logo e uns problemas simples de matemática é útil para ir desmistificando a matemática à medida que vamos aprendendo programação.
Como sempre digo aos meus formandos Excel não é uma base de dados, mas é bom para analisar, filtrar, agrupar e consultar dados, logo pode-se considerar uma mini-mini base de dados e dá para ter uma ideia base do que é uma base dados. Agora a esmagadora maioria dos alunos já têm bastante prática de programas informáticos e não faz qualquer sentido não iniciar com um sgbd