Aprendizagem na informática

Re: Aprendizagem na informática

por Nelson Duarte Vargues Domingos -
Número de respostas: 0
Boa noite professor,

Nunca fui grande barra a programar, mas para quem não fazia a mínima ideia do que era programação antes de ingressar na licenciatura acho que sim foram os métodos correctos, não havia python e o pascal já estava em desuso. Claro que ao ao fim de algum tempo quando aprendi a programar qualquer coisita comecei a fazer como os colegas que programavam bem; primeiro o código e tirar o algoritmo do código, o contrário do que devia fazer.
A desvalorização da algoritmia deve-se a que não tiremos um resultado palpável aos olhos ao fazer o algoritmo e ao papel aceitar tudo,pelo contrario ao ir programando vamos vendo o resultado final logo e uns problemas simples de matemática é útil para ir desmistificando a matemática à medida que vamos aprendendo programação.
Como sempre digo aos meus formandos Excel não é uma base de dados, mas é bom para analisar, filtrar, agrupar e consultar dados, logo pode-se considerar uma mini-mini base de dados e dá para ter uma ideia base do que é uma base dados. Agora a esmagadora maioria dos alunos já têm bastante prática de programas informáticos e não faz qualquer sentido não iniciar com um sgbd