Sinceramente, a minha aprendizagem já teve lugar há algum tempo atrás, lembro-me que aprendi a programar na linguagem C, que tem a vantagem de ser uma linguagem de nível intermédio, pois apesar de ser compilada e estar afastada da linguagem máquina, existem linguagens cujas sintaxes se aproximam muito mais da nossa própria linguagem.
Como é uma linguagem estruturada com procedimentos, é uma boa base para se aprender os princípios básicos de programação e de certo modo o pensamento computacional também. Portanto, no meu caso posso afirmar que foi uma aprendizagem mesclada, pois aprendi a linguagem C ao mesmo tempo que a arte de programar, propriamente dita.
Considero que foi uma aprendizagem que se processou de um modo natural, pois os conteúdos teóricos vinham sempre com o suporte de exemplos e exercícios práticos. A maior dificuldade que tive foi apreender a noção e o funcionamento de ponteiro ou apontador, principalmente quando apontavam para outros ponteiros.
Em relação a bases de dados e sistemas de informação, lembro-me que já tinha algumas noções teóricas, o que facilitou a aprendizagem, não me recordando, pois de dificuldades de maior. Tudo se processou de uma forma natural, até porque sempre tive um gosto pela área da programação, tudo me parecendo bem agradável e todas as muito pequenas dificuldades me apareciam como desafiantes, o que era sobremaneira interessante pois sempre gostei de desafios, ou seja foi sempre com alegria que superei essas etapas. Como dizia o físico Richard Feynman, nada como a curiosidade em entender as coisas para sem darmos quase por isso nos movermos em frente e o pensamento sobre elas ficar mais claro e preciso.