Reflexão sobre a aprendizagem na Informática

Reflexão sobre a aprendizagem na Informática

by Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento -
Number of replies: 2

Sinceramente, a minha aprendizagem já teve lugar há algum tempo atrás, lembro-me que aprendi a programar na linguagem C, que tem a vantagem de ser uma linguagem de nível intermédio, pois apesar de ser compilada e estar afastada da linguagem máquina, existem linguagens cujas sintaxes se aproximam muito mais da nossa própria linguagem.

Como é uma linguagem estruturada com procedimentos, é uma boa base para se aprender os princípios básicos de programação e de certo modo o pensamento computacional também. Portanto, no meu caso posso afirmar que foi uma aprendizagem mesclada, pois aprendi a linguagem C ao mesmo tempo que a arte de programar, propriamente dita.

Considero que foi uma aprendizagem que se processou de um modo natural, pois os conteúdos teóricos vinham sempre com o suporte de exemplos e exercícios práticos. A maior dificuldade que tive foi apreender a noção e o funcionamento de ponteiro ou apontador, principalmente quando apontavam para outros ponteiros.

Em relação a bases de dados e sistemas de informação, lembro-me que já tinha algumas noções teóricas, o que facilitou a aprendizagem, não me recordando, pois de dificuldades de maior. Tudo se processou de uma forma natural, até porque sempre tive um gosto pela área da programação, tudo me parecendo bem agradável e todas as muito pequenas dificuldades me apareciam como desafiantes, o que era sobremaneira interessante pois sempre gostei de desafios, ou seja foi sempre com alegria que superei essas etapas. Como dizia o físico Richard Feynman, nada como a curiosidade em entender as coisas para sem darmos quase por isso nos movermos em frente e o pensamento sobre elas ficar mais claro e preciso.

In reply to Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento

Re: Reflexão sobre a aprendizagem na Informática

by João Manuel Nunes Piedade -
Boa noite Pedro,
Obrigado pela sua participação.
Muitos de nós fizeram a iniciação à programação na Linguagem C (outros possivelmente em Pascal, Fortran ou noutra linguagem), e teremos memória dos métodos, dos exercícios e dos IDE's.
Na sua opinião o que faz da Linguagem C uma boa linguagem para aprender programação? Não terá uma sintaxe demasiado complicada para quem está a iniciar? Onde deverá estar o foco?
O que quer dizer com aprendizagem de forma natural? Estamos a falar de aprendizagem natural como aprendemos a andar ou falar?
Quando aprendemos a escrever, normalmente, primeiro aprendemos a ler. Será que deveriamos ensinar os alunos a ler "bom" código antes de os desafiar a escrever?

O que nos dizem os estudos sobre o ensino da programação?

Votos de bom trabalho,
João Piedade
In reply to João Manuel Nunes Piedade

Re: Reflexão sobre a aprendizagem na Informática

by Pedro Miguel Vicente Ferreira Nascimento -

Boa noite Professor João,

A linguagem C, apesar de não ter a sintaxe mais simples, contem todos os princípios básicos de programação, e fornece "arcaboiço" para compreendermos com muita facilidade a maior parte das outras linguagens.

O meu curso estava muito bem estruturado, por isso não achei nada forçado, a minha aprendizagem foi natural nesse sentido, passo a passo até dominarmos a linguagem. O que realmente senti falta, foi de uma unidade curricular que introduzisse alguns conceitos, exemplos e exercícios sobre algoritmia.

Cumprimentos académicos,

Pedro Nascimento